Erisipela é um processo infeccioso cutâneo, podendo atingir a gordura do  tecido celular subcutâneo, causado por uma bactéria que se propaga  pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é  mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da  circulação venosa dos membros inferiores. Não é contagiosa.
Nomes populares: esipra, mal-da-praia, mal-do-monte, maldita, febre-de-santo-antônio.
Os  primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção:  calafrios, febre alta, astenia, cefaléia, mal-estar, náuseas e vômitos.  As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde um  simples vermelhidão, dor e edema (inchaço) até a formação de bolhas e  feridas por necrose (morte das células) da pele.
A localização mais  freqüente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas  pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se  apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da  infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas de conteúdo amarelado ou  achocolatado e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente  queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).