sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atrofia


O que é atrofia?
É a diminuição do tamanho da célula por perda de substância celular.Representa uma forma de resposta adaptativa.Quando um número suficiente de celulas é envolvido, todo o tecido ou órgão diminui de tamanho ou torna-se atrófico.
A atrofia patológica depende da causa básica e pode ser local ou generalizada. As causas comuns de atrofia são:
  • redução da carga de trabalho- atrofia por desuso
  • perda da inervação- atrofia por desnervação
  • diminuição do suprimento sanguíneo- isquemia
  • nutrição inadequada
  • perda da estimulação endócrina
  • envelhecimento- atrofia senil
  • pressão
A atrofia representa uma redução dos componentes estruturais da célula. No músculo, as células contêm menos mitocôndrias e miofilamentos e uma menor quantidade de retículo endoplasmático. Ao restabelecer a proporção entre o volume celular e menores níveis de suprimento sanguíneo, nutrição ou estimulação trófica, um novo equilíbrio é alcançado. Embora as células atróficas possam ter uma função diminuída, elas não estão mortas.
Os mecanismos bioquímicos responsáveis pela atrofia são compreendidos incompletamente, mas provavelmente afetam o equilíbrio entre a síntese e a degradação de proteínas. A regulação da degradação de proteínas provavelmente desempenha um papel-chave na atrofia.A atrofia também se acompanha de aumentos acentuados no número de vacúlos autofágicos.
Obviamente, a atrofia pode progredir até o ponto em que as células são lesadas e morrem. Se o suprimento sanguíneo for inadequado até mesmo para manter a vida de células encolhidas, podem sobrevir lesão e morte celular. O tecido atrófico pode então ser substituído por um endocrescimento adiposo.

4 comentários:

  1. Poderia ao menos ter colocado a referência, sim? ROBBINS, Patologia Estrutural e Funcional

    ResponderExcluir
  2. Poderia ter explicado mais detalhadamente não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ QUE VOCÊ ACREDITA QUE NÃO FOI SATISFATÓRIO, EXPLIQUE VOCÊ MELHOR!!!!

      Excluir