quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ENVELHECIMENTO CELULAR

ENVELHECIMENTO CELULAR

Começam no momento da concepção, envolvem a diferenciação e o amadurecimento do organismo e de suas células, em alguma época da vida leva à perda progressiva da capacidade funcional, característica do envelhecimento, e termina com a morte.
Com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas e estruturais em praticamente todos os sistemas do corpo. O envelhecimento individual é, em grande parte, afetado por fatores genéticos, dietas, condições sociais e a ocorrência de doenças relacionadas ao envelhecimento, como a aterosclerose, o diabetes e a osteoartrite. Além disso, existe bastante evidência de que alterações celulares induzidas pelo envelhecimento são um componente importante do envelhecimento ao corpo.
O envelhecimento celular é o resultado de um declínio progressivo na capacidade proliferativa, e no tempo de vida das células, e o efeito da exposição continuada a influências que resultam no acúmulo progressivo de dano celular e molecular.
Alterações Estruturais e Bioquímicas do Envelhecimento Celular: Várias funções celulares diminuem progressivamente com a idade. A capacidade das células envelhecidas em captar nutrientes e reparar lesões cromossômicas está reduzida. As alterações morfológicas nas células envelhecidas incluem núcleos irregulares e anormalmente lobulados, mitocôndrias pleomórficas com vacúolos, redução de retículo endoplasmático e aparelho de goldi distorcido.
Envelhecimento do Processo de Multiplicação: O conceito de que as células têm uma capacidade limitada para se multiplicarem foi desenvolvido a partir de um modelo simples de envelhecimento. Quando fibroblastos humanos normais são postos em cultura de tecidos, eles apresentam um potencial limitado de divisão. As células de crianças se multiplicam mais do que as células de pessoas velhas. Após um número fixo de divisões, as células estacionam em um estágio terminal sem capacidade de se dividir, conhecido como senescência celular. Ocorrem várias alterações na expressão dos genes durante o envelhecimento celular, mas a questão principal é determinar quais são as causas e quais são o efeitos da senescência celular. Conforme as células envelhecem, seus telômeros ficam progressivamente mais curtos até que interrompem o ciclo celular, resultando na incapacidade de gerar novas células para substituir as que foram danificadas. Por outro lado, nas células cancerosas imortais, a telomerase é reativada e os telômeros não encurtam, sugerindo que o alongamento dos telômeros possa ser uma etapa importante- possivelmente essencial na formação do tumor.
Genes que Influenciam o Processo de Envelhecimento: Um grupo interessante de genes envolve a via insulina/fator de crescimento semelhante à insulina do tipo 1. A redução da sinalização através do IGF-1 resultante da redução da ingestão calórica ou mutações no receptor resultam no prolongamento da vida do C. elegans. A sinalização a jusante do receptor de IGF-1 envolve várias cinases e pode impedir a expressão de determinados genes estimulando, assim, o envelhecimento.
Acúmulo de Danos Genéticos e Metabólicos: O tempo de vida da célula também pode ser determinado pelo equilíbrio que existe entre o dano celular resultante de eventos metabólicos que ocorrem na célula e as respostas moleculares que podem repará-los. A extensão do dano oxidativo, que aumenta conforme o organismo envelhece, pode ser componente importante da senescência, e o acúmulo de lipofuscina nas células é considerado como uma indicação de tal dano. Assim, parte do mecanismo que determina o envelhecimento pode ser o dano cumulativo que é gerado por subprodutos tóxicos do metabolismo, tais como radicais de oxigênio.

Um comentário: