terça-feira, 19 de outubro de 2010

Congestão



É um processo passivo. Estar relacionadas ao aumento da quantidade de sangue dentro do sistema vascular.A congestão depende de distúrbio na circulação venosa ou de retorno. O seu mecanismo pode estar relacionado a:

1. Alteração do órgão central da circulação.

2. Mecanismo localizado, com perturbação da circulação venosa por causas intrínsecas do vaso

3. Por compressão extrínseca de veias

O processo mais intensos de congestão passiva podem trazer como conseqüência, em fases avançadas, particularmente em órgãos com rica circulação, alterações de fibrose difusa, como se pode observar na denominada induração parda dos pulmões e na cirrose congestiva do fígado.
O
aspecto macroscópico dos órgãos com congestão passiva caracteriza-se por alteração da cor, frequentemente acompanhada de aumento do líquido intersticial (edema), o que confere aos órgãos aspecto úmido.
As congestões passivas podem ser agudas, como quando se comprimem as veias que drenam um dedo com um cordão, ou crônicas.
Nas congestões passivas crônicas, ocorre fagocitose local de hemácias e digestão de hemoglobina, o que acarreta acúmulo local de pigmentação derivada da hemoglobina e, principalmente, de hemossiderina. O resultado é que à cor vermelho-azulada dos órgãos lesados se associa uma tonalidade ferruginosa bastante característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário