terça-feira, 19 de outubro de 2010

Hemorragia


Hemorragia é a saída de sangue dos vasos e do coração, que ocorre em conseqüência de inúmeras causas. Pode depender de uma causa vascular localizada, de fatores extrínsecos, de fatores intrínsecos ao vaso ou ao organismo ou pode se relacionar à deficiência das plaquetas ou de um ou mais fatores envolvidos no mecanismo intrínseco e/ou extrínseco da coagulação sanguínea. Mais raramente pode depender de anormalidades vascular mais ou menos generalizada, hereditária ou adquirida. Frequentemente, esse diversos mecanismos associam-se em um determinado caso, tornando mais complexa a avaliação clinica e laboratorial das doenças hemorrágicas.

  • Formas de hemorragias:
A lesão hemorrágica, conforme o aspecto macroscópico, compreende vários tipos, como:
1.
Petéquia: hemorragia puntiforme;
2.
Víbices: hemorragias lineares
3.
Púrpuras: quanto maiores, com até 1 cm e de bordas regulares;
4.
Equimoses: maiores e irregulares;
5.
Hematomas: com aspecto tumoral

Se as hemorragias ocorrem nas cavidades corpóreas, recebem também denominações especiais:

1. Hemotórax: nas cavidades pleurais;

2. Hemopericárdio: no saco pericárdio;

3. Hemotaperitônio: na cavidade peritoneal.

As conseqüências de uma hemorragia podem depender de vários fatores, por exemplo, ações mecânicas, por vezes fatais, como se pode observar nos efeitos compressivos dos hematomas cerebrais ou no hemopericárdio agudo, com tamponamento cardíaco.
Pode haver conseqüências graves em decorrência de efeito destrutivo da estrutura ou função de órgão vital, como ocorre na hemorragia no tronco encefálico.
O processo de organização de um hematoma (semelhante a organização do exsudato inflamatório) pode implicar seqüelas sérias, com encarceramento pulmonar conseqüente a hematoma pleural. Frequentemente, os efeitos das hemorragias dependem da cronicidade do processo, como se verificar, por exemplo, na anemia ferropriva conseqüente a ancilostomíase, ou do modo, agudo e mais ou menos rápido como ocorre perda sanguínea, cuja expressão mais grave é o choque hemorrágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário