sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Edema



Edema é o aumento da quantidade de líquido intersticial dos tecidos ou cavidades orgânicas. Macroscopicamente, o edema apresenta-se como aumento de volume dos tecidos, que cedem facilmente à pressão localizada, dando origem à depressão, que lentamente desaparece. Microscopicamente, o edema expressa-se por alargamento dos espaços entre os constituintes celulares. O líquido de edema, quando rico em proteínas, cora-se em róseo pela hemotoxilina-eosina.

· Causas do edema:

1. Alterações da parede capilar: O comprometimento da parede capilar, com o aumento de permeabilidade, o que permite a passagem para o interstício, além da água e dos íons, das proteínas plasmáticas. É o caso do edema inflamatório, decorrente de lesão tóxica da parede capilar e de reações alérgicas agudas.

2. Diminuição da pressão osmótica do plasma:
Na hipoproteinemia, há baixa pressão coloidosmótica do plasma, o que leva à predominância da pressão hidrostática do sangue e saída de água e íons em excesso para o interstício. É o que se observa na síndrome nefrótica e nas enfermidades perdedoras de proteínas.

3. Aumento da pressão hidrostática do sangue:
O aumento da pressão hidrostática do sangue eleva a pressão de filtração, produzindo o edema. Observa-se o aumento da pressão hidrostática sanguínea no edema localizado nas pernas, causando trombose ou compressão das veias principais do membro.

4. Retenção de sódio:
Havendo retenção de sódio, como na glomerulofrite pós-estreptocócita e no aldosteronismo secundário, instala-se a expansão do volume líquido intracelular e conseqüente edema.

5. Diminuição da drenagem linfática:
Determinadas condições patológicas interferem nos vasos linfáticos, ocasionado sua obstrução e interrompendo o fluxo no seu interior. É o caso da filariose.
·
Formas de edema: O edema pode ser localizado ou generalizado.

1. Anasarca: É o edema generalizado, acompanhado de acúmulo de líquido nas várias cavidades do corpo.

2. Hidrotórax: É a coleção de líquido na cavidade pleural.

3. Ascite: É a coleção de líquido na cavidade peritoneal.

4. Exsudatos: É os edemas inflamatórios, ricos em proteínas.

5. Transudatos: É os edemas não inflamatórios.

Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir